quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Natureza humana ou natureza Divina?

Esse blog tem a finalidade de abençoar vidas, através de experiências que estou tendo com o Senhor e ministério, sempre vou colocando aqui para edificação, assim como tantas outras pessoas usam dessa ferramenta para a glorificação do nome do Senhor. Como diz a palavra, pregai a tempo e fora de tempo. Amém!


Estou meditando novamente em Mateus 6, que é a continuação do sermão da montanha, uma das passagens maravilhosas que Jesus nos ensina a como praticarmos as nossas ações e como devemos agir diante de situações, podemos ver a respeito da recompensa que esperamos quando fazemos algo de bom. Jesus nos ensina sobre em dar "esmolas" ou seja, o que fazemos de bom para as pessoas, mas que não seja visto pelos homens. Também nos ensina sobre o orar e o jejuar, que deve ser feito em oculto para não ser visto por homens.
Aqui nessa passagem Jesus nos ensina claramente qual é a recompensa que devemos esperar, se dos homens ou se de Deus.
Podemos aprender ao ler esses versículos de Mateus 6:1-5 que tudo que é divino é o oposto que a natureza humana precisa. Entendemos, no entanto o seguinte, quando fazemos alguma obra maravilhosa e perfeita, para o nosso ego se encher esperamos o reconhecimento das pessoas, mostramos para os outros o que fizemos e ficamos de braços cruzados só esperando as pessoas virem nos encher de elogios. Ah como isso é bom, não é! Porém, uma triste notícia, isso não faz parte da natureza divina e sim da natureza humana. E para quem deseja viver a natureza divina, Jesus nos ensina que não devemos fazer nada para mostrar aos outros e sim fazermos em secreto que Ele nos recompensará.

Como a palavra de Deus penetra na nossa natureza humana e quebra o “eu” em ação. Isso dói na carne!!!

“Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens, para serdes vistos por eles... (...) como fazem os hipócritas...” (v. 2.5.16). No dicionário do Aurélio, hipocrisia é afetação duma virtude, de um sentimento louvável que não se tem. É impostura, fingimento, simulação, falsidade. Os hipócritas enganam (ou pensam enganar) as pessoas que os vêem por sua aparência. Fingem ser uma coisa que não são. Por quanto tempo dura uma hipocrisia? Pois nada há de oculto que não seja um dia revelado (cf. Mt 10,26; Lc 12,2). Que passageira recompensa recebem os hipócritas, não é mesmo? Recebem os louvores e reconhecimentos momentâneos. Até a hora em que são descobertos. Daí, então, a máscara cai e se revela a verdade do que são. Como não construíram sobre a rocha, a verdade, é grande sua ruína (cf. Mt 7,27). Por que, então, cair neste pecado da hipocrisia? Se pensarmos bem, mesmo sem levar em conta o lado espiritual, não vale a pena. Seja no ambiente de trabalho, seja na sociedade ou na família, a hipocrisia é um grande contra-senso. Reflitamos e meditemos sobre isso em nossa vida. Vamos orar ao Senhor pedindo perdão pelas vezes em que fingimos ou simulamos algo apenas para ser visto pelos homens.
“O vosso Pai que vê em segredo...” (v. 4.6.18). A Deus ninguém engana. Não podemos nos esconder dele, por mais que tentemos. O salmista constatou: “Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei longe da tua presença?” (Sl 139(138),7.11-12). Nada escapa ao seu divino olhar. E é preciso que se diga que é um olhar de misericórdia e não de acusação. O Senhor nos olha, a todo instante, com ternura e compaixão. Por isso, saber que o Pai do céu vê em segredo, não deve ser um peso e sim uma alegria.
“... e o teu Pai que vê em segredo te recompensará” (v. 4.6.18). Por três vezes Jesus confirma que o Pai, que vê no segredo, te recompensará. Os hipócritas recebem dos homens uma recompensa passageira. Os que praticam as virtudes em segredo recebem a recompensa do Pai. O que vale mais, a recompensa dos homens ou a do Pai? E qual é esta recompensa do Pai? É Ele mesmo. A sua presença na eternidade. O céu! Como somos incoerentes ao optarmos pelo transitório em lugar do eterno. Pelo passageiro em vez do definitivo.
Devemos escolher viver a natureza Divina, que é a própria natureza de Deus, ao invés de continuarmos manifestando a natureza humana. Vamos continuar a meditar na palavra do Senhor, e não apenas ouvirmos e sim praticando o que é agrada a Deus. Nascemos com a natureza humana, e precisamos dia a dia receber a natureza de Deus através da sua palavra que nos liberta.
Se sua vida não tem sido destaque perante os homens, se tudo que você faz as pessoas não importam ou não dão louvores, saiba que o Pai que te vê em secreto, te recompensará de todas as suas obras, e Ele tem cuidado de você para não deixar que o seu “eu” cresça.
Que assim seja, importa que a cada dia Deus cresça em nós e que diminuamos. Devemos falar da palavra de Deus, e falar, e falar, e falar... pois é ela que nos faz receber a natureza divina.
Graça e Paz!

Nenhum comentário: